Nesse tutorial eu vou ensinar a usar o MATTE SURFACE no 3ds Max+Vray. O recurso MATTE SURFACE nos permite renderizar um objeto e salvar com um fundo transparente, porém, com sombras. Esse recurso é muito utilizado em montagens e catálogos de produtos.
O conceito é mais complicado do que a prática, vamos lá:
1 – Crie a superfície que deve receber as sombras
2 – Aplique um material do tipo VrayMtlWrapper e configure.
3 – Crie um material de base, neutro, e aplique no BaseMtl
4 – Renderize e salve em algum formato que suporte o canal alpha, como o PNG ou TIFF.
5 – Abra a imagem no Photoshop e faça sua montagem!
É isso, super simples e as possibilidades são inúmeras. Qualquer dúvida coloque nos comentários.
![tutorial_matte_surface](https://static.wixstatic.com/media/b20589_1cedaa59e6894c7fade66ab8db465fba~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_74,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/b20589_1cedaa59e6894c7fade66ab8db465fba~mv2.jpg)
Tutorial Matte Surface
![tutorial_matte_surface](https://static.wixstatic.com/media/b20589_907bd9bcd7794bccbe032d109009d1c8~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_96,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/b20589_907bd9bcd7794bccbe032d109009d1c8~mv2.jpg)
Tutorial Matte Surface