top of page

Enscape para SketchUp de A a Z

Atualizado: 14 de set. de 2021


Nesse post você encontrará um resumo da nossa série "Enscape de A a Z". Para quem não conhece essa é uma série de vídeos produzidos pela 3DM com direção e apresentação de Diogo Moita.

São 26 vídeos sobre as principais ferramentas do Enscape para SketchUp, ou seja, é um verdadeiro curso gratuito de Enscape.

Esse conteúdo é destinado aos profissionais de construção civil, principalmente arquitetos e estudantes de arquitetura. Falamos sobre render, animação, maquete interativa e muito mais.

Para um melhor aproveitamento, faça o download da Apostila Gratuita de Enscape clicando aqui.



A - Ativos


Nessa aula você vai aprender a utilizar a Biblioteca de ATIVOS do Enscape.


B - BATCH Render


Nessa aula você vai aprender a utilizar o recurso de RENDERIZAÇÃO EM LOTE, que é mais conhecido no nosso meio como "batch render".


C - Colaboração


Nessa aula você vai aprender a utilizar a ferramenta de COLABORAÇÃO no Enscape.




D - Displacement


Nesse vídeo você vai aprender a utilizar o mapa de DISPLACEMENT aqui no Enscape.


E - Especular


Nessa aula você vai aprender a configurar a intensidade do reflexo de um material aqui no Enscape.


F - Folhagem


Nesse vídeo eu mostro como funciona e como se cria materiais do tipo FOLHAGEM. Na verdade os materiais FOLHAGEM aqui do ENSCAPE são os já conhecidos materiais translúcidos, a luz consegue atravessar e percorrer o material mas nós não conseguimos ver através.


G - Grama 3D


Nesse vídeo eu mostro como se faz grama em 3D no Enscape.



H - HDRI


Nesse vídeo eu mostro como se ilumina uma cena no Enscape do SketchUp com um mapa HDRI.


Pra quem não sabe uma imagem no formato "HDR" guarda informações quanto à intensidade de luz. Aquela foto que você faz usando seu smartphone é uma imagem de 8bits e guarda somente informação de cor. Uma imagem HDR tem 32bits e além da cor ela também guarda diversas outras informações como camadas (layers), intensidade de luz dentre outros.


Por que usar um mapa HDR e não o céu físico do próprio Enscape? O céu físico do Enscape, aquele que vem por padrão, ilumina muito bem a nossa cena mas os mapas HDRI adicionam ainda mais realismo. Ou seja, com essas imagens de 32bits você consegue aumentar a qualidade dos seus renders.


Sempre devo usar mapas HDRI para iluminar minha cena? Não. Cenas internas são pouco influenciadas por esse tipo de iluminação e algumas situações ficam até melhor com o céu físico então pondere, ok?




I - IMAGEM


Nesse vídeo eu mostro os controles de correção de imagem que o Enscape oferece. Esses controles se encontram na aba IMAGEM que fica dentro do painel de configurações visuais.



J - JANELA DE RENDERIZAÇÃO


Nesse vídeo eu falo sobre a janela de renderização do Enscape, um recurso básico. A Janela de Render do Enscape é uma das ferramentas que eu mais gosto nesse software, assista ao vídeo e entenda o porquê.



K - KEYFRAME


Nessa aula eu te ensino a criar QUADROS-CHAVE, em inglês KEYFRAME. Esse é um recurso básico para quem quer trabalhar com animação.



  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page