top of page

V-Ray para SketchUp de A a Z: QUADRO


►Apostila de V-Ray (100% Gratuita) ➜ https://goo.gl/QWS4Mh ►Curso de V-Ray para SketchUp ➜ https://goo.gl/FSxBmv

Nesse vídeo eu faço um comparativo entre as placas de vídeo QUADRO M6000 e a GeForce GTX Titan X.

As placas Quadro possuem a fama de serem placas de vídeo profissionais, próprias para serem usadas em programas como AutoCAD, 3ds Max e Revit. Mas será que isso é verdade? Caso exista uma melhora no desempenho, será que compensa o valor 4x ou 5x mais alto?

Para esse comparativo nós estamos usando duas placas com especificações muito parecidas. Uma é a Quadro M600:

CUDA Cores: 3072 Memória: 24GB GPU clock: 988MHz Processador: GM200

E a outra é a GeForce GTX Titan X

CUDA Cores: 3072 Memória: 12GB GPU clock: 1000MHz Processador: GM200

Repare que o processador é o mesmo! A diferença mais importante entre elas é a quantidade de memória.

A grande diferença entre elas é o pacote de drivers que a NVidia disponibiliza para as placas Quadro. Apesar de possuirem exatamente o mesmo processador, somente a linha Quadro recebe tais drivers. Esse pacote adicional melhorava bastante o desempenho da viewport dos programas de engenharia e arquitetura, como o AutoCAD, Revit e 3ds Max mas com a melhoria no desempenho da linha GTX, esse ganho no desempenho da viewport passou a ser pequeno frente ao custo elevado da linha Quadro.

No entanto, se a intenção é renderizar na placa de vídeo com softwares como o V-Ray RT, Octane Render, Arion, iRay etc. Esse pacote adicional de drivers que a linha Quadro recebe não serve de nada. A velocidade de render vai ser exatamente a mesma ou, quem sabe, pode até ser um pouco mais rápido na Titan X uma vez que seu clock é de 1000MHz contra 988MHz da Quadro M6000.

Obviamente, como a Quadro M6000 possui 24GB de memória, seria possível renderizar modelos muito mais complexos, com muito mais faces mas isso não influencia na velocidade.

Conclusão. Se a intenção for trabalhar com maquete eletrônica e renderização, não vale a pena investir em placa de vídeo Quadro. A linha GeForce possui um desempenho tão bom quanto com um preço bem mais acessível.

Links utilizados no vídeo:

NVidia Quadro M600: https://goo.gl/4yQi6o NVidia GeForce GTX Titan X: https://goo.gl/nFckBC Mercado Livre Quadro M6000: https://goo.gl/7Urv8e Mercado Livre Titan X: https://goo.gl/fNu8mB Techpowerup Quadro: https://goo.gl/92BfzL Techpowerup Titan X: https://goo.gl/qyZ5N2

————————————————————————————————- Deixe seu like

► Inscreva-se no canal aqui: https://goo.gl/1hB4Sy ► 3DM | http://blog.3dm.com.br ————————————————————————————————- Minhas redes sociais

► Facebook: https://www.facebook.com/3dm.com.br ► Instagram: https://www.instagram.com/3dm.com.br

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page