top of page

Render Farm – 2ª Parte

Render Farm

Render Farm da Pixar


Nesse post eu vou explicar como as render farms são utilizados na renderização de imagens estáticas.

Existe uma categoria de renderizadores que calculam a iluminação de toda a imagem, sem interpolar, gerando uma qualidade final altíssima, fisicamente correta e super realista. São os renderizadores unbiased. Os principais renderizadores unbiased são o Maxwell, o Indigo e o finado Fryrender.

O problema é o custo desse calculo extremamente preciso: ele é muito demorado! Uma única imagem em resolução 2000×1000 pode demorar 24h para chegar a uma qualidade satisfatória. E é aí que entram as Render Farms. Usando os serviços de uma empresa dessas, essa mesma imagem fica pronta em segundos, mas como você entra em uma fila, demora em torno de 10 minutos.

As grandes render farms como a Rebus Farm e a The Ranch Computing são compatíveis com os principais softwares do mercado: vray, mentalray, maxwell, indigo, 3ds Max, Maya, Cinema 4D, Softimage, MODO, Lightwave, Blender, Vue… Além disso, possuem plugins. Então basta criar uma conta, instalar o aplicativo e quando a cena estiver pronta é só usar o plugin. Ele vai compactar sua cena com todos os arquivos necessários e enviar para a renderização. Assim que terminar você recebe um email avisando para fazer o download ou pode acompanhar o andamento pelo seu smartphone através do app da empresa. É muito fácil e prático, nem precisa sair do software.

Eu costumava modelar com 3ds Max e renderizar com o FryRender da Random Control. Como era uma renderização demorada, eu usava os serviços da The Ranch Computing. Já tinha uma conta, comprava créditos, instalei o plugin e na hora de renderizar, era só clicar em enviar. O plugin fazia todo o resto. Era rápido e o resultado final, fantástico!

Vale lembrar que todas elas oferecem créditos gratuitos para que você possa testar o serviço.

Você pode ler o primeiro artigo dessa série, aonde falamos sobre o uso de render farms em animações, nesse link: http://blog.3dm.com.br/render-farm-1a-parte/


3 (1)
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page