top of page

Meu Notebook

HP Envy

HP Envy TouchSmart m7-j078ca


Esse post é pra você que tem curiosidade em saber qual computador eu uso. No momento, estou escrevendo esse artigo em junho de 2016, estou usando um notebook HP Envy TouchSmart e vou explicar a minha escolha mas gostaria de deixar claro que esse artigo não recebeu nenhum patrocínio.

Sempre fui adepto de desktops, acreditava que os notebooks não eram capazes de rodar minhas aplicações: 3ds Max e V-Ray basicamente. Mas os portáteis evoluíram e percebi que já poderiam atender minhas necessidades com tranquilidade então resolvi adquirir um.

Os critérios para escolha do notebook foram:

  1. Processador – Precisaria ter um processador com pelo menos 8 núcleos para renderizar o V-Ray com velocidade

  2. Memória – Precisaria ter pelo menos 16GB de RAM para suportar trabalhos mais pesados

  3. GPU – Precisaria ter uma placa de vídeo NVidia com um mínimo de qualidade para fluir bem na viewport e rodar renderizadores como V-Ray RT, Arion e Octane.

  4. Monitor – Full HD (1920×1080) preferencialmente de 17 polegadas

  5. HD – Pelo menos 1TB

Iniciei minha pesquisa e acabei encontrando o HP Envy TouchSmart m7-j078ca. Ele atende a todos os requisitos acima e ainda possui tela touch screen. Confesso que não me adaptei a esse recurso, aliás achei que atrapalhou e acabei desabilitando. O braço fica desconfortável e o monitor suja muito. Fora isso ele me atendeu muito bem! Senti falta de um hd ssd e acabei instalando um hd msata de 128GB só para rodar o windows e os demais programas. Isso foi bem legal, o computador liga em 5 segundos.

Problemas

Isso pode soar estranho mas senti falta de uma segunda placa de vídeo. Quando estamos renderizando na gpu com o Octane Render ou mesmo com o V-Ray RT o computador trava, eu não consigo fazer mais nada. Toda a capacidade da placa de vídeo fica ocupada com o render, a interface trava e não é possível fazer mais nada no computador. Com duas placas de vídeo eu consigo destinar uma delas para o cálculo do render e a outra fica responsável pela interface, ou seja, eu consigo trabalhar normalmente mesmo quando estou renderizando.

Esse recurso é bastante incomum entre notebooks mas já existem alguns modelos equipados com duas gpus. A Avell possui 2 modelos com placas NVidia GTX 980, o FullRange V3 e o FullRange V3X. Eles são um pouco caros e eu não tenho certeza se é possível fazer isso que estou dizendo. Se por um acaso você for um felizardo dono de um equipamento com essas capacidades coloque nos comentários, eu adoraria ver os resultados.

O HP Envy não é vendido no Brasil mas você encontra importadores no Mercado Livre com preços variando entre R$ 4.800 e R$ 7.00. Seguem alguns links:


HP_Envy_17_Leap_Motion_Special_Edition_TouchSmart_35827865-8934

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page