top of page

Conflito entre placas AMD e Sketchup

Conflito entre placas AMD e Sketchup

Conflito entre placas AMD e Sketchup


Sua placa de vídeo é AMD? Então você pode ter problemas ao exportar uma imagem no Sketchup.

Tenho recebido diversos emails de alunos tendo problemas na hora de exportar imagem no Sketchup. Eles seguem a rotina básica: vão no menu ARQUIVO>EXPORTAR>GRÁFICOS 2D e a imagem gerada mostra apenas as arestas da maquete mesmo que o estilo de visualização na área de trabalho esteja configurado para texturas e sombras.

Esse problema acontece devido a um conflito com a placa de vídeo. Até o momento só recebemos queixas de usuários com computadores equipados com placas da AMD (Radeon). Placas de vídeo da NVidia não apresentaram problemas. Se você tem um computador equipado com GPU (placa de vídeo) da NVidia e passou por esse problema, por favor coloque nos comentários.

Também percebemos que esse problema começou a ocorrer a partir da versão 2013 do Sketchup. Alguns usuários rodavam o Sketchup 8 sem erros e ao dar um upgrade pro Sketchup 2015 o problema ao exportar a imagem começou a aparecer.

Resolver esse problema é simples mas cobra um pequeno preço. Você precisa ir no menu JANELA>PREFERÊNCIAS e na janela que se abre, na lista de opções, selecione OPENGL e DESABILITE a opção USAR ACELERAÇÃO DE HARDWARE. Pronto, feito isso seu Sketchup voltará a exportar imagens normalmente. O preço? Você desabilitou o uso da placa de vídeo então algumas operações vão ficar mais lentas, como por exemplo, navegar pelo modelo 3D e exportar animações.

Se você já passou por esse problema coloque nos comentários. São muitos os usuários que enfrentam esse drama e queremos descobrir todos os detalhes para enviar para a Trimble. [box type=”info-box”]Sempre que me perguntam qual computador comprar eu indico máquinas equipadas com placas de vídeo da NVidia, nunca AMD. As placas da AMD são excelentes mas a lista de incompatibilidade fica cada dia mais extensa. Por exemplo: Sketchup, V-Ray RT GPU, Photoshop (usa aceleração de gpu baseada em CUDA) e quase todos os renderizadores de GPU como Arion, Octane e iRay.[/box]

Imagem exportada com a opção USAR ACELERAÇÃO DE HARDWARE habilitada

Imagem gerada com a opção USAR ACELERAÇÃO DE HARDWARE habilitada – imagem cedida pela aluna Kelly Cristina


Imagem gerada com a opção USAR ACELERAÇÃO DE HARDWARE desabilitada - imagem cedida pela aluna Kelly Cristina

Imagem gerada com a opção USAR ACELERAÇÃO DE HARDWARE desabilitada – imagem cedida pela aluna Kelly Cristina


Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page