• Augusto Cezar

Blender para arquitetura - Todas as suas dúvidas respondidas!

Atualizado: Fev 4

Muitos profissionais acreditam que o Blender é uma revolução absurda no mercado de computação gráfica. O motivo é simples: ele torna tecnologias avançadas de modelagem, renderização e animação gratuitas e acessíveis para todos.


O Blender não é um software novo. Ele foi criado lá nos anos 90. Mas sua grande atualização para a versão 2.80 em diante mudou o mercado de 3D para sempre. A principal feature que deixou todos loucos foi o EEVEE, um renderizador em tempo que real que fez o lumion tremer nas suas bases e fez o twinmotion parecer um brinquedo de criança.


Link para download: https://www.blender.org/download/


O Blender é de graça? Qual a pegadinha?


Muitos ficam desconfiados, mas não se preocupe:

É simplesmente IMPOSSÍVEL que o Blender se torne um software pago. Isso é devido a uma questão jurídica da licença do Blender. O Blender está em uma licença GNU-GPL.


De acordo com essa licença o Blender NUNCA poderá ser colocado à venda em hipótese alguma. Toda modificação (feita pela blender foundation ou terceiros) ou qualquer nova versão do Blender deve ser publicada gratuitamente sob a licença GNU-GLP. É o que está escrito na licença e não pode ser desrespeitado em hipótese alguma.


Então o Blender será gratuito para sempre, não importa o que aconteça. Eles não tem escolha. “Blender is free forever.”

Mais informações em: https://www.blender.org/about/license/


Qual configurações meu computador deve ter para rodar o Blender?


Qualquer computador com 10 anos ou menos roda o Blender com tranquilidade. De fato até alguns computadores antigos que suportam openGL 3.3 irá rodar o blender.

Entretanto a blender foundation disponibiliza em seu site uma lista de requerimentos mínimos para trabalhar com o Blender. Confira abaixo: https://www.blender.org/download/requirements/

É possível rodar o Blender com muito menos (ou muito mais) do que isso.

Se você quer saber qual o desempenho de um hardware especifico acesse o site https://opendata.blender.org/ e faça o download do blender benchmark para testar o desempenho do seu computador em relação a outros usuários.


Mas lembre-se: O Blender é de graça. Não é necessário nenhuma licença. Apenas faça o donwload do Blender em seu computador e baixe alguns arquivos de teste na própria página do Blender e veja com seus próprios olhos o que esse software oferece para você.

Download Blender: https://www.blender.org/download/

Arquivos de demonstração: https://www.blender.org/download/demo-files/


3 - É possivel importar do Revit, sketchup ou 3dsmax entre outros para o Blender?


Sim, é possível Importar e exportar arquivos de outros softwares para dentro do Blender.

Blender suporta todos os formatos não-proprietários. Formatos como skp, rvt ou max são formatos proprietários e para que esses formatos sejam implementados em um software é preciso pagar royalties para a empresa “dona” do formato. E essas empresas não tem nenhuma intenção de dar seus formatos para um concorrente que faz boa parte do que elas fazem melhor que elas (e de graça).


Por isso o Blender suporta formatos não-proprietários que são padrão da indústria.

São eles: FBX, .DAE, .DXF (para arquivos CAD), OBJ, STL (para impressão 3D) e com a ajuda de addons você pode importar vários outros formatos diferentes, incluindo o formato Industry foundation classes, o IFC, que permite importar arquivos BIM do Revit e do ArchiCAD para dentro do Blender.


Mais informações no link: (https://www.archvizblender.com/blog/revit-to-blender-in-4-steps)

Da mesma maneira é possível exportar o 3D do Blender em FBX ou DAE para usar no Lumion, Twinmotion ou Unreal Engine 4.


Quais as vantagens de usar o Blender?


O Blender tem uma viewport leve e super otimizada. Isso significa que ele suporta uma grandes quantidades de geometria na tela mesmo em computadores mais fracos.

  • Ele possui 2 motores de renderização internos. O Cycles, que é o equivalente ao V-ray e o EEVEE é equivalente ao Lumion;

  • Possui uma grande gama de addons e bibliotecas de blocos nos sites Blender Market, iMeshh, Chocofur para citar alguns;

  • O Blender é gratuito e de alta qualidade. Uma combinação rara para um software 3D.

É possível fazer animações com o Blender?


O Blender é feito literalmente para renderização e animação de alto nível com foco em qualidade e controle artístico absolutos. Veja o vídeo abaixo de uma animação recente criada pela blender animation studios:

O Blender é dificil?


O Blender é um software criado com 2 focos em mente: Alta qualidade e controle artístico.


Obviamente que uma ferramenta como essa não será simples como um sketchup que é um software básico de modelagem.


O Blender então tem uma complexidade parecida com a do 3DS max e Cinema 4D. A curva de aprendizagem é bem próxima a de programas de alto padrão do mercado.


Entretanto o que não falta é conteúdo na internet a respeito do Blender. Meu canal, youtube.com/BlenderParaArquitetura , trás várias dicas sobre como você pode usar o Blender para criar renders de arquitetura e interiores.


E também tenho o curso de Blender para Arquitetura e interiores, um curso completo que te ensina do início ao fim como utilizar o Blender para criar renderizações foto realistas para os seus projetos. Clique aqui para conhecer o curso.


Onde baixar Blocos e bibliotecas de assets para o Blender?


É possível importar blocos do sketchup para o Blender usando o formato .dae e a maioria dos assets disponíveis na internet vem com o formato .FBX junto, permitindo assim que qualquer bloco seja importado para o Blender.


Entretanto todos sabemos que tempo é dinheiro, por isso várias empresas disponibilizam bibliotecas de blocos prontos para o Blender. Há opções gratuitas e pagas. Abaixo cito algumas:


No curso de Blender para Arquitetura e interiores são disponibilizados como Bônus do curso um pacote de 4 gigas de Blocos para você começar a utilizar o Blender. Clique aqui para conhecer o curso agora mesmo.


No curso de Blender para arquitetura aprenderei a fazer animações?


Sim! No curso Blender para Arquitetura é ensinado como criar animações de câmera para mostrar o seu projeto e é disponibilizado um arquivo de exemplo para você ter como referência durante seu aprendizado.


Será que o Blender é pra você?


Se você é arquiteto, designer de interiores ou trabalha com maquete eletrônica e você quer fazer renderizações de alta qualidade do seu projeto com um baixo custo operacional então sim, o Blender é feito para você.


No curso de Blender para arquitetura e interiores ensinamos a criar modelagens completas baseadas em um arquivo CAD e você aprenderá a usar tanto o Cycles para impressionar seus clientes com um render realista quanto o EEVEE para criar renders rápidos e animações para os seus projetos.


O seu próximo passo


Clique aqui e conheça agora mesmo a ementa completa do curso.


Tem mais alguma dúvida? Comente aqui embaixo.


Autor: Augusto Cezar Portfólio: https://www.artstation.com/hilth YouTube: https://www.youtube.com/blenderparaarquitetura Curso de Blender para Arquitetura: https://go.hotmart.com/J18544648U

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube

Mantenha-se atualizado

© 3DM 2020, Todos os direitos reservados. CNPJ - 30.586.227/0001-21

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
whatsapp_icon_50.png