V-Ray para SketchUp de A a Z – UVW

#1 – Apostila de V-Ray (100% Gratuita) ➜ https://goo.gl/QWS4Mh
 

 
#2 – Vídeo 1 – Ambient Occlusion ➜ https://youtu.be/-dv65wJk-ss
 

 
#3 – Curso de V-Ray para SketchUp ➜ https://goo.gl/4J9nA8

Dando continuidade à série V-Ray de A a Z, nesse vídeo eu vou falar sobre UVW.

UVW são as letras que antecedem XYZ. Em modelagem 3D, XYZ são as letras que definem as coordenadas do espaço tridimensional e UVW as coordenadas para mapeamento dos objetos. Dessa forma podemos considerar que o U equivale ao X, V ao Y e W ao Z.

Quando nós aplicamos um material em um objeto nós precisamos definir o tamanho da textura, a posição dela e também a rotação. E aí que entram as coordenadas UVW! Elas nos auxiliam na tarefa de manipular a textura.

Como funciona:

1 – No V-Ray para SketchUp, após aplicar o material no objeto, abra o ASSET EDITOR
 

 
2 – Na aba do editor de materiais, selecione o material que deseja configurar
 

 
3 – selecione o mapa a ser manipulado. Na janela de manipulação do mapa, lá embaixo, o último parâmetro, é o UVW.
 

 
4 – Em REPEAT você pode configurar a repetição do mapa naquele eixo.
 

 
5 – Em OFFSET nós podemos posicionar o mapa
 

 
6 – Em MIRROR nós invertemos o mapa (flip)
 

 
7 – Em ROTATION nós podemos rotacionar o mapa

————————————————————————————————-
 

 
Deixe seu like

► Inscreva-se no canal aqui: https://goo.gl/1hB4Sy
 

 
► 3DM | http://blog.3dm.com.br
 

 
————————————————————————————————-
 

 
Minhas redes sociais

► Facebook: https://www.facebook.com/3dm.com.br
 

 
► Instagram: https://www.instagram.com/3dm.com.br

    0