V-Ray para SketchUp de A a Z: Glossiness

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Nesse vídeo eu falo sobre uma propriedade da reflexão que confere muito realismo às imagens renderizadas no V-Ray para SketchUp, o GLOSSINESS.

Se você reparar nos materiais em sua volta, quase todos possuem algum grau de reflexão e em todos eles a reflexão é desfocada. Alguns mais, outros menos, mas todos possuem reflexos desfocados. São poucos os materiais do mundo real que possuem um reflexo totalmente nítido como em um espelho.

No V-Ray para SketchUp, o parâmetro que define a nitidez dos reflexos de um material é o GLOSSINESS. Primeira coisa, precisamos adicionar reflexão ao material – MATERIAL BRDF, REFLECTION, SLIDER DE COR (PRETO=SEM REFLEXO; BRANCO=100% REFLEXIVO) e em seguida precisamos configurar o GLOSSINESS.

GLOSSINESS=1 significa totalmente nítido; GLOSSINESS=0 significa que o reflexo será totalmente desfocado. Normalmente eu uso valores entre 0,5 e 1,0:

. Madeiras: glossiness = 0,7
 

 
. Metal: glossiness = 0,8
 

 
. Espelho: glossiness = 0,98
 

 
. Plástico: glossiness = 0,85

Esses valores são uma aproximação e variam de acordo com cada material, ok?

Link do vídeo: https://youtu.be/vhnfKmRVy9M
 

 
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