Renderizando com a placa de vídeo – GPU Render parte 1

Vocês devem saber que o grande segredo da maquete eletrônica fotorealista é a renderização. Depois de modelar tudo, aplicar as texturas e a iluminação, precisamos ligar o software de render e esperar. Como é lento renderizar uma maquete, se for interior então, esquece, vai fazer outra coisa.

Mas nos últimos 2 anos muita coisa mudou. Descobriram como renderizar na placa de vídeo do computador, também conhecida como GPU. Com isso, o tempo de renderização diminuiu drasticamente. Só para se ter uma noção da diferença de escala, boa parte dos computadores possuem um processador de 8 núcleos, uma placa de vídeo boa, a venda nas lojas de informática, possui em torno de 500 núcleos! Uma maquete que demorava 1 hora para renderizar, agora demora 10 minutos e com uma qualidade muito superior.

Esse avanço possibilitou a criação de um novo tipo de render, a renderização em tempo real (RT). Com a renderização em tempo real conseguimos atingir um nível de qualidade nas maquetes eletrônicas que era impossível de se atingir utilizando os softwares de renderização tradicionais (vray, mentalray, maxwell etc) e ainda aumentamos a produtividade.

Pra quem não se lembra do vídeo de lançamento do Tapa!, segue novamente. Nele eu também estou usando o Arion Render.

GPU GTX 580

www.3dm.com.br

#gpu #octanerender #iray #arionrender #render3d #architecturalrender #maqueteeletrônica

    0